TER NÃO É SER




TER NÃO É SER

 

VOCÊ JÁ PAROU UM DIA

PARA PRESTAR ATENÇÃO

QUE TAMBÉM O RICO CHORA

TENDO NO BANCO UM MILHÃO?

POIS DINHEIRO NÃO GARANTE

A NOSSA SATISFAÇÃO.

 

SE VOCÊ QUISER VIVER

TENDO A FELICIDADE

PROCURE ENCONTRAR ELA

TAMBÉM NA SIMPLICIDADE

POIS, O LUXO NÃO GARANTE

QUEM É FELIZ DE VERDADE.

 

TEM GENTE QUE TEM DE TUDO

MAS NO FUNDO NÃO TEM NADA

VIVE INFELIZ DA VIDA

TRISTE E ALIENADA

AÍ PERGUNTA O PORQUÊ

DESSA TÃO DURA JORNADA.

 

ENTENDA SÓ UMA COISA

PORQUE O TER NÃO É SER

VOCÊ É MUITO MAIS QUE ISSO

ENTÃO PROCURE SE TER

POIS ASSIM VOCÊ TERÁ

ALEGRIA EM SEU VIVER.

LUCAS LIMA


No mundo capitalista e globalizado em que vivemos, é muito comum atribuir valor as pessoas em razão dos bens que elas possuem. Assim uma pessoa conquista maior importância na sociedade quanto maior for o seu poder aquisitivo e maior a quantidade de bens que possui. Aqueles que tem menor ou nenhum poder aquisitivo estão em constante busca para melhorar seus rendimentos e também adquirir bens para subir de degrau na escala social e sentirem-se mais valorizados e importantes.

É justamente essa ambição que os profissionais da propaganda utilizam para transformar suas campanhas publicitarias em instrumentos infalíveis na campanha do consumidor. Geralmente aliam a ideia de ascensão social, felicidade e prazer ao consumo dos produtos mais prejudiciais tanto à saúde das pessoas que o consomem quanto ao meio ambiente, tais como cigarro, bebidas e automóveis.

O massacre à consciência humana é ato grande que algumas pessoas com menor poder aquisitivo deixam de comprar gêneros de primeira necessidade, como alimentos e medicamentos para consumirem roupas, calçados, cds, etc.

Atualmente as crianças são um alvo fácil, pois ficam muito tempo sozinhas, em casa, enquanto seus pais trabalham para aumentar o poder aquisitivo da família, passam o dia entregues a babá eletrônica, a televisão, que destina um tempo imenso a propaganda de produtos em geral desnecessários à pessoa, mas que em sua ingenuidade as crianças passam a considerar como de primeira necessidade transformando-se em ambições que vão fundamentar seus projetos de vida. Essa não é uma base de educação satisfatória para formar cidadãos e consumidores conscientes. As crianças necessitam de estímulos que as levem a refletir sobre o significado e a finalidade do consumo para tornar-se pessoas capazes de escolher entre o superficial e o supérfluo, entre o prejudicial e o benéfico, entre o bem de valor verdadeiro e o bem de valor forjado pela ilusão do prazer felicidade e ascensão social que a propaganda lhe atribui.

O sistema capitalista tem como principal fonte de equilíbrio o consumo, sem ele toda a estrutura da cadeia produtiva desmoronaria, gerando o desemprego, a queda do poder aquisitivo e do próprio consumo num verdadeiro circulo vicioso que não pode sofrer colapsos. A propaganda veiculada com muita eficácia pelas mídias das mais avançadas como tv, jornal, internet, etc. é o principal instrumento de incentivo ao consumo, e portanto, de sustentação do sistema capitalista. Por esse motivo o consumidor precisa estar muito atento aos apelos da propaganda para avaliar se necessita realmente daquele bem ou se pode perfeitamente ser feliz e viver sem ele.

Para que esse consumidor cidadão, consciente de suas necessidades e possibilidades, se torne cada vez mais presente na sociedade é preciso desvincular o ter do ser, pois felicidade não se encontra em fatores externos que possam ser adquiridos pelo dinheiro, ela está na satisfação de ser alguém capaz de elaborar e por em prática projetos de vida com bases muito mais sólidas do que apenas posse de bens fúteis e muitas vezes inúteis.

Preenchendo o quadro do autoconhecimento. É muito importante a gente se conhecer. Para isso, é necessário pensarmos sobre nós mesmos: quem somos, o que gostamos de fazer, o que nos motiva e o que queremos para o futuro. Preencha o quadro abaixo com bastante foco, aproveite essa oportunidade para se conhecer melhor. Quais as cinco características que melhor definem quem eu sou? Quais são as três características que mais gosto em mim? Quais são as três atividades que eu mais gosto de fazer? Quais são as que eu não gosto de fazer? Quais são as três atividades nas quais eu sei que preciso melhorar, especialmente porque são importantes para eu atingir os meus sonhos?

PREENCHENDO O QUADRO DO AUTOCONHECIMENTO.

É MUITO IMPORTANTE A GENTE SE CONHECER. PARA ISSO, É NECESSÁRIO PENSARMOS SOBRE NÓS MESMOS:

QUEM SOMOS, O QUE GOSTAMOS DE FAZER, O QUE NOS MOTIVA E O QUE QUEREMOS PARA O FUTURO. PREENCHA O QUADRO ABAIXO COM BASTANTE FOCO, APROVEITE ESSA OPORTUNIDADE PARA SE CONHECER MELHOR.

 

1. QUAIS AS CINCO CARACTERÍSTICAS QUE MELHOR DEFINEM QUEM EU SOU?

 

2. QUAIS SÃO AS TRÊS CARACTERÍSTICAS QUE MAIS GOSTO EM MIM?

 

3. QUAIS SÃO AS TRÊS ATIVIDADES QUE EU MAIS GOSTO DE FAZER? QUAIS SÃO AS QUE EU NÃO GOSTO DE FAZER?

 

4. QUAIS SÃO AS TRÊS ATIVIDADES NAS QUAIS EU SEI QUE PRECISO MELHORAR, ESPECIALMENTE PORQUE SÃO IMPORTANTES PARA EU ATINGIR OS MEUS SONHOS?

TER NÃO É SER

 TER NÃO É SER   VOCÊ JÁ PAROU UM DIA PARA PRESTAR ATENÇÃO QUE TAMBÉM O RICO CHORA TENDO NO BANCO UM MILHÃO? POIS DINHEIRO NÃO GARANTE A NOS...