COMO ESTUDAR GEOGRAFIA PARA O ENEM

Por Infoenem.com.br

Como estudar Geografia para o ENEM



Que a prova do Enem é interdisciplinar, contextualizada e muita ligada às questões atuais da nossa sociedade, todo mundo sabe.

Mas se tem uma disciplina dentro do exame que melhor representa tais características, certamente essa disciplina é a Geografia.

Podemos adiantar, por exemplo, que quando se trata de questões ambientais, geografia e biologia andam de mãos dadas dentro da prova. Sem falar ainda de história, que trás uma interdisciplinaridade com geografia que é difícil saber de qual disciplina remete determinadas questões.

CONTINUAR LENDO......


Mesmo assim (mas levando em consideração essas características), podemos destacar os assuntos que mais aparecerem no Enem quando falamos em geografia:
  • Aspectos socioeconômicos, principalmente do Brasil. Mortalidade infantil e crescimento populacional são dois de diversos exemplos que poderiam ser lembrados nesse ponto.
  • Problemas ambientais, como enchentes, efeito estufa e desmatamento estão sempre presentes.
  • Geopolítica internacional. Primavera árabe, guerras e terrorismo sempre aparecem em questões que discutem um determinado contexto histórico. Muitas vezes, esse assunto refere-se ao papel brasileiro no referido cenário.
  • Assuntos diretamente ligados à agricultura como desmatamento, extrativismo predatório, fome e reforma agrária.
Tendo em mente as características da disciplina de geografia dentro do Enem e quais os assuntos mais frequentes, podemos relacionar algumas dicas que certamente aumentarão suas chances de sucesso na hora do exame:
1 – Além de conhecer a fundo o conteúdo programático do ensino médio, a primeira dica é óbvia: Atualize-se! Acompanhe jornais revistas e sites que destacam problemas socioeconômicos e ambientais do Brasil e do mundo.
2 – Dê preferência à mídia escrita. Pensando na fixação e no treinamento da sua concentração, é muito mais interessante LER uma noticia a ASSISTIR uma noticia.
3- Aproveite essas leituras para comparar gráficos, diagramas e tabelas com o texto da noticia em questão. Afinal, em diversas questões do Enem, é necessária a interpretação desses elementos visuais.
4- Na maioria dos casos, um fato é noticiado sem que se aprofunde nas razões que levaram a ocorrência do mesmo. E são justamente essas razões que muitas vezes são cobradas no exame! Portanto, não basta saber o que acontece, mas também conhecer suas causas e desdobramentos.

Essas são nossas dicas de hoje.  E da mesma maneira que fizemos com as outras disciplinas, separamos alguns espaços que trazem ótimas leituras pra você estudar e/ou completar seus estudos de geografia para o Enem de 2013.


Leia os outros Artigos da série:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL