O PENSAMENTO GEOGRÁFICO












O pensamento geográfico


Desde os primórdios da humanidade o homem sempre precisou se situar no espaço, principalmente para sua própria sobrevivência, o conhecimento geográfico era disperso, estudado por outros ramos como filosofia, astronomia, limitando-se a descrever e mapear os espaços a favor de seus próprios interesses. A paisagem era apenas a aparência da realidade, não percebendo as relações sociais econômicas e políticas ali presentes. Em meados do século XIX dois alemães, Humbolt e Ritter fundaram a geografia como ciência, ainda com muita influencia determinista, uma corrente geográfica, a partir daí surgiram outras correntes de pensamento como a possibilista, renovadora, crítica.
O objeto de estudo da geografia é o espaço, tanto o natural, pouco modificado pelo homem, como o geográfico, construído ou transformado pelo homem, sendo um produto histórico social. Esse espaço pode ser dividido em subcategorias como o território, que são os limites políticos administrativos de uma cidade, estado, etc. a paisagem que é a unidade visível do território, ou seja, o que realmente se vê, e o lugar que são os vínculos afetivos das pessoas com o território e a paisagem. Quando têm simpatia pelo lugar chama-se de topofilia, quando se têm aversão ao lugar chama-se de topofobia.
Para a própria sobrevivência, o homem sempre teve uma relação muito íntima com a natureza e essa relação quase sempre foi de transformação e adaptação mútua. Ao clima, ao relevo, as condições severas em determinadas regiões, a adaptação das construções ao relevo local e a natureza também se adaptando a destruição provocada pelo homem, já que, a chamada sociedade moderna nunca teve uma consciência social ecológica, ou seja, nunca teve uma preocupação coletiva quanto à necessidade de assumir atitudes de respeito à natureza ou ao meio ambiente.
O Homem ao longo do tempo também sempre buscou se situar no espaço, essa necessidade se deu inicialmente pela busca de alimentos e abrigos, com o passar do tempo surgiu a necessidade de traçar rotas de comercio e navegação, planejar guerras, encontrar recursos no subsolo, definir o melhor local para instalação de uma indústria, dessa forma a necessidade de localização sempre foi primordial. Inicialmente essa localização se deu pela observação dos astros, determinante para a sua sobrevivência, pois, dessa forma conseguia prever períodos de seca ou de cheias. O primeiro astro a ser observado para este fim foi o Sol e seu aparente movimento, surgindo os chamados pontos cardeais. A Lua também sempre foi observada e estudada, já que exerce enorme influencia sobre o nosso planeta. Os outros planetas visíveis a olho nu também serviam como referencia de localização como Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno. A sociedade moderna até hoje faz uso do conhecimento adquirido ao longo das gerações, imprescindível para a sobrevivência ao longo do tempo. As contribuições deixadas pelos Gregos, Romanos, Chineses, índios, entre outros serve de suporte para as pesquisas atuais.


O espaço geográfico pode ser definido por todas as diferentes paisagens que existem. 

É determinado por sua formação, o motivo da sua aparência, a intervenção da sociedade, o modo de vida das pessoas, dentre outros. 

Uma vez que compreende a investigação do espaço é, assim, tema de estudo da geografia. 

Conceito de Espaço Geográfico

O mar, as florestas, os morros, as praias, os rios, as serras não são apenas paisagens. Mais do que isso, todas elas carregam uma dinâmica social, visto que resultam da intervenção da sociedade ao encontro das suas necessidades. 

Assim, o mar tem várias funções: a pesca, o turismo, o comércio, a extração de petróleo - apropriações feitas pelo homem que resultam na transformação da sua aparência. 

A essa paisagem se acrescenta os meios de transporte marítimos, bem como as plataformas petrolíferas e, consequentemente, a poluição. 

O mesmo ocorre com as florestas que são devastadas em decorrência das construções ou extração da madeira. Assim, o que antes era um espaço natural é invadido por grandes máquinas, tal como os morros foram se transformando em locais de moradias e grandes favelas.

No início da colonização do Brasil, a população vivia especialmente no litoral. Esse local era estratégico para o cultivo da cana de açúcar que tinha como finalidade a exportação.

Somente mais tarde o interior do nosso país foi se transformado, o que ocorreu com a descoberta dos recursos minerais.

Assim, apareciam as primeiras cidades e vilas no interior brasileiro, o que, aos poucos, ia transformando todo o espaço geográfico.

Espaço Geográfico Mundial

Ao longo do tempo, os continentes do mundo foram sofrendo grandes modificações. Os espaços geográficos foram se transformando paulatinamente, inclusive a nível de fronteiras.

Inicialmente as sociedades viviam isoladas, mas a expansão marítima e comercial propiciou a relação entre as sociedades. Além disso, a globalização e as sociedades independentes deram lugar às sociedades mundializadas.

Um exemplo marcante dessa transformação é constatada através do percurso feito pelo poderoso Império Romano. Como centro econômico, ele dominou grande parte da Europa e da África, mas aos poucos entrou em decadência e acabou por desaparecer. 

Milton Santos

O geógrafo e pensador brasileiro Milton Santos (1926-2001) se ocupou, ao longo da sua vida, especialmente com a investigação desse tema.

Escreveu uma série de livros, dentre o qual A Natureza do Espaço, em que trata do conceito do espaço geográfico.


QUESTÕES:

1. QUAL A IMPORTANCIA DO ESPAÇO GEOGRAFICO EM QUE VIVEMOS?

2. QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESPAÇO NATURAL E ESPAÇO GEOGRÁFICO?

3. QUAL A RELAÇÃO ENTRE LUGAR E ESPAÇO GEOGRÁFICO?

4. QUAIS AS POSSIVEIS CONSEQUÊNCIAS PARA A NATUREZA, DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA PAISAGEM?

5. SOBRE OS PRINCIPAIS CONCEITOS GEOGRÁFICOS, DÊ SUAS DEFINIÇÕES:

 A) ESPAÇO GEOGRÁFICO.

B) REGIÃO.

 C) LUGAR.

D) TERRITÓRIO.




6. EXPLIQUE A PROBLEMÁTICA DA IMAGEM.

7. CITE 5 SOLUÇÕES PARA ESSE PROBLEMAS.

8. CITE 5 CONSEQUÊNCIAS PARA ESSE PROBLEMAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TER NÃO É SER

 TER NÃO É SER   VOCÊ JÁ PAROU UM DIA PARA PRESTAR ATENÇÃO QUE TAMBÉM O RICO CHORA TENDO NO BANCO UM MILHÃO? POIS DINHEIRO NÃO GARANTE A NOS...