Finalizando a nossa
trilogia textual, vamos hoje refletir sobre o último passo da construção do
texto dissertativo-argumentativo: a Conclusão, que representa o fechamento da
redação, a síntese do ponto de vista do autor sobre o tema, depois de ele ter
exposto seus argumentos ao leitor de forma clara e consistente.
Se o ponto de vista
– a tese – do produtor textual já aparece na introdução e de maneira implícita
no desenvolvimento, na Conclusão, ele pode reaparecer como Reafirmação do Ponto
de Vista, ou seja, utilizando-se de outras palavras, o autor irá asseverar o seu
posicionamento frente ao tema.
Veja, por exemplo,
a Introdução de um texto cujo tema é Os acidentes de trânsito no Brasil:
“A população
brasileira vem convivendo atualmente com uma situação somente comparável a uma
enorme tragédia: a impressionante estatística de acidentes ocorridos no
trânsito. Números recentes, informados diariamente pela mídia, nos dão conta
que nunca se matou tanto no Brasil como nos tempos atuais. Faz-se necessário
que a sociedade brasileira tome uma séria e urgente providência com relação a
este assunto.”
E a Conclusão desse
mesmo texto:
“Um país sério, uma
sociedade responsável, órgãos de trânsito que se dizem competentes não podem
conviver com essa situação. É imprescindível uma tomada de posição para que
essa guerra não declarada chegue logo ao seu final.”
No entanto, alguns
exames de avaliação ultimamente vêm exigindo dos candidatos uma proposta de
intervenção para o tema que, tradicionalmente, se refere a um problema social.
Veja, a seguir, uma
proposta de intervenção considerada excelente apresentada pelo produtor textual
para o ENEM, de 2011: “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o
privado”
“… é essencial que
nessa nova era do mundo virtual, os usuários da rede tenham plena consciência
de que tornarem públicas determinadas informações requer cuidado e, acima de
tudo, bom senso, para que nem a própria imagem, nem a do próximo possa ser
prejudicada. Isso poderia ser feito pelos próprios governos de cada país e pelas
próprias comunidades virtuais através das redes sociais, afinal, se essas
revelaram sua eficiência e sucesso como objeto da comunicação, serão,
certamente, o melhor meio para alertar os usuários a respeito dos riscos de seu
uso e os cuidados necessários para tal.”
Alguns professores
e especialistas sinalizam para a necessidade de o produtor textual usar a
“criatividade” ao apresentar uma proposta de intervenção. Convenhamos: em um
ambiente normalmente tenso, no qual o candidato sequer sabe o tema proposto,
sugerir, nesse momento, o uso de criatividade parece nonsense.
Seja na Reafirmação
do Ponto de Vista ou na Proposta de Intervenção, atente para a necessidade de
elas estarem coerentes e em sintonia com a progressão das ideias construída ao
longo do texto.
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